23
Mar 10

Olá a todos! :D

Estamos a sensivelmente quatro dias do fim do segundo período e já está na altura de mais uma publicação ;p

Ora, a publicação de hoje é sobre o nosso subtema de trabalho: a influência da televisão nos jovens. Esta influência tem sido, por acaso, bastante debatida nos últimos anos e com a sua razão, visto que a televisão não tem vindo a exercer a sua principal função de «infomar, divertir e educar». De facto, e pelo contrário, esta tem levado a mudanças atitudinais, comportamentais e psicológicas nos jovens. :p

 

A expansão da televisão foi um dos fenómenos mais importantes da história recente. Este meio de comunição parece exercer uma grande influência nos mais jovens, já que difunde modelos e modos de acção que são muitas vezes interiorizados pelos seus telespectadores sem qualquer atitude crítica.

 

Actualmente, a televisão faz parte das nossas vidas, acompanhando-nos no nosso percurso de vida, servindo-nos como instrumento de socialização pelo qual muitas vezes nos orientamos quer nas nossas acções, quer nos nossos padrões de consumo.

A experiência das últimas décadas tem levado muitos críticos a conluir que a televisão, cuja objectivo seria «infomar, divertir e educar» os telespectadores, abdicou da função de educar. O grande problema reside na sua má utilização, nem sempre nas melhores alturas, e em certas influências que de uma forma ou de outra acabam por se gerar.

 

É de extrema importância sabermos, desde já, definir o conceito influência.

 

 

 

 É na fase da adolescência que, os adolescentes, procuram modelos no meio que os rodeia, sendo de esperar que os fossem buscar à família, amigos e professores.

 

 

 

 Contudo, a realidade já há algum tempo que mudou, e os adolescentes deixam, assim, de recorrer aos modelos reais para, em vez disso, se centrarem na televisão. Sendo assim, os jovens vêem a realidade de forma condicionada.

Para além disso, o tipo de programas que vêem nem sempre é o melhor, muitos deles são considerados “impróprios” para as suas idades, expondo conteúdos desadequados, ou encerram grande quantidade de actos violentos.

Um exemplo da influência da televisão nos jovens reside no facto de, muitos deles, preferirem estar a ver televisão do que conversar com os pais, tornando, então, a relação entre eles cada vez mais débil. São muitas as famílias que passam as horas das refeições a ver televisão, deixando de conversar e comentar aspectos do dia-a-dia. A televisão chega a ser quase como um membro das famílias, repartindo a nossa intimidade e acompanhando o nosso percurso existencial.

 De forma a evitar este tipo de influência e criar nos seus filhos um espírito crítico relativamente ao que assistem, os pais deveriam fazer um controlo sobre o número de horas que se vê televisão em casa, não proibindo mas não deixando chegar-se a um ponto de exagero.

 

 

 

 

 

 

Este video apresenta-nos uma série muito vista pela maioria dos jovens: “Morangos com Açúcar”. No início do excerto em questão, surge, por exemplo, o jogo do copo, jogo esse que, na altura do episódio, foi muito jogado, apenas porque os jovens entenderam que gostariam de o experimentar. Neste video é também possível visualizar-se um jovem pai, algo errado mas que pode transmitir aos telespectadores conceitos errados acerca da sexualidade e precauções a ter. Podemos ainda observar neste pequeno excerto da série mais popular da televisão portuguesa, a preocupação pela aparência física, a qual leva, de facto, muitos jovens a exagerarem na maneira como olham para o seu próprio corpo, sentido-se mal e querendo apenas emagrecer para ficar como os seus ídolos, chegando ao exagero de fazer dietas perigosas para a sua própria saúde.  

 

 

 

Ana Valente

 

 

publicado por ficcaovsrealidade às 15:26

comentários:
Cuidado com aqueles moços que têm televisão no quarto e deitam-se sem roupa interior. Vai-se lá saber porquê...

Continuação de um bom trabalho meninas :D

Beijinho


(Va..podem-me censurar o comentário xD)
Nuno a 23 de Março de 2010 às 23:45

TEM MUITOS ERROS





Anónimo a 31 de Outubro de 2017 às 12:35

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

22
24
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO