31
Mai 10

Olá :D

Há já algum tempo que aqui não vínhamos, o que tem a sua razão de ser. :D Depois da interrupção da Páscoa, estivemos bastante ocupadas a preparar o dia 4 de Maio, um dia dedicado à televisão na Escola Secundária de Estarreja. Este incluiu a realização de duas actividades, uma exposição e uma palestra.

 

 

 

Palestra

 

A palestra foi apresentada a cerca de três turmas, duas do oitavo ano e uma do décimo, tendo sido organizada em conjunto com a Drª. Ana Daniel Bastos, assistente social, e a Drª. Adriana Dias, psicóloga. Estas são colegas no projecto CAFAP da Murtosa, onde actuam ao nível de jovens e famílias problemáticos, garantindo o seu bom desenvolvimento. Com elas e com a participação dos alunos presentes, foi organizado um debate acerca das diferentes formas em que se pode evidenciar a influência televisiva, tanto de programas como de anúncios comerciais. Foram, assim, focados temas como a influência ao nível:

 

  • da violência;
  • da moda; 
  • dos gostos;
  • da escolha profissional;
  • da construção de um ideal de beleza;
  • da sexualidade;
  • da alimentação. 

 

    

 

 

No fim da palestra, entregámos um inquérito a cerca de 50 alunos onde estes apontaram os aspectos positivos e os negativos de tudo o que lhes tinha sido apresentado, atribuindo-lhe uma classificação. A partir das respostas que foram dadas, pudemos concluir que o público, na sua maioria, gostou bastante da palestra, especialmente da forma como foi organizada já que houve uma grande interacção entre todos e que foram apresentados excertos de séries e de publicidades, depois comentados.

 

Aqui estão alguns resultados dos inquéritos: 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição

 

 

Esta esteve montada durante todo o dia no palco do polivalente da escola, que ficou organizado numa espécie de sala, onde se podia distinguir “A Vida a Preto e Branco” e a “Vida a Cores”. Ao longo do dia, todos puderam visitá-la, quer tenha sido para ver alguns programas ou simplesmente para ficar a saber um pouco mais acerca da televisão.

   

 

 

 

À saída da exposição, o grupo optou por pôr um livro de opinião, onde os visitantes poderiam comentá-la, apresentando aspectos positivos e negativos. A partir deste, pudemos concluir que, de uma forma geral, todos haviam gostado da exposição, já que referiram que o tema havia sido bem desenvolvido e que esta estava interessante.

 

 

 

Até à próxima :D

publicado por ficcaovsrealidade às 15:23

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO