06
Fev 10

Olá :D


A publicação de hoje é dedicada ao surgimento da televisão e sua evolução ao longo do tempo, tanto a nível mundial como no caso particular de Portugal. Apesar de, actualmente, a televisão fazer parte das  nossas vidas, nem sempre assim o foi. De facto, a sua criação e evolução envolveram um conjunto de diferentes estudos, tecnologias e descobertas.


Televisão

  • Origem etimológica da palavra: tele (grego) - distância; visione (latim) - visão;
  • O que é? A televisão constitui um sistema de transmissão de imagens e sons por ondas de radiofrequência. Neste sistema, uma câmara capta as imagens e um microfone os sons, sendo ambos, posteriormente, decompostos em sinais eléctricos. Estes sinais são depois modulados em frequência ou amplitude, isto para poderem ser transmitidos, através de antenas, a longas distâncias. Chegando ao seu destino, os sinais modulados passam por um desmodulador, voltando à sua forma inicial e sendo reproduzidos instantaneamente numa tela, onde surge a imagem, e a partir de um altifalante (sons).
  • O seu surgimento

A ideia de transmitir imagens e sons a longa distância surgiu em meados do século XIX, tendo o inglês Willoughby Smith, em 1873, comprovado que o selénio possuía a capacidade de transformar energia luminosa em energia eléctrica, o que viria a permitir a transmissão de imagens através da corrente eléctrica.

 

Alguns anos depois, em 1884, o alemão Paul Nipkow criou uma espécie de disco com orifícios em espiral, distanciados de forma uniforme entre si, que permitia a subdivisão de um objecto em pequenos elementos que, unidos, formavam uma única imagem.

 

Fig.1- Funcionamento do disco de Nipkow.

 

 

Já no século XX, em 1906, Arbwehnelt e Boris Rosing, em países diferentes, desenvolveram sistemas muito semelhantes que permitiam a transmissão de imagens e sons por raios catódicos, através da utilização de um espelho.

 

Com parte da tecnologia necessária já desenvolvida, em 1920, com o inglês John Baird, começaram a fazer-se os primeiros estudos de possíveis transmissões, primeiro do contorno de objectos e depois da fisionomia de pessoas.

 


 

 

Fig.2 - John Baird. 

 

 

Em 1928, surgiu, então, a primeira televisão, a qual produzia ainda imagens de muito reduzidas dimensões. Entretanto, Wladimir Zworykin criou o iconoscópio, instrumento que constituiu uma das primeiras câmaras de televisão, também baseado na utilização de tubos catódicos.




Fig.3- Iconoscópio de Zworykin.


 

Finalmente, em Março de 1935, realizou-se a primeira emissão televisiva, a qual ocorreu na Alemanha, sendo transmitidos os Jogos Olímpicos de Berlim. Alguns meses depois, o mesmo aconteceu em França, utilizando-se a Torre Eiffel como posto emissor. Em 1936, foi inaugurada a estação oficial televisiva da BBC (British Broadcasting Corporation). Na Rússia e nos EUA, a televisão entrou em funcionamento, respectivamente, em 1938 e em 1939.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, devido aos problemas sociais e políticos sofridos, apenas a Alemanha manteve as transmissões televisivas. Contudo, após a guerra, graças aos avanços tecnológicos por ela proporcionados, o uso da televisão tornou-se habitual.

 

Inicialmente, a televisão era a preto e branco, tendo sido Hebert Eugene Ives o primeiro a realizar, em Nova Iorque, no ano de 1929, a emissão de imagens coloridas, técnica que foi aperfeiçoada por Peter Goldmark, em 1940. Desta forma, as primeiras televisões a cores surgiram no EUA, em 1954, na rede NBC (National Broadcasting Company). O sistema de televisão a cores proposto pela CBS (Columbia Broadcasting System) havia sido aceite pelo governo americano, mas com o surgimento de um novo sistema da RCA (Radio Corporation of America)  que permitia possuir televisões a cores sem precisar de aparelhos novos, foi abandonado o projecto inicial a favor do novo.

 


Fig.4- Um dos primeiros modelos de televisão a ser criado.

 

A partir daí, o desenvolvimento da tecnologia e da engenharia espacial possibilitou o lançamento de um conjunto de satélites artificiais que garantem, hoje, a transmissão de diferentes canais televisivos, todos sensivelmente ao mesmo tempo. Deste modo, já no século XXI, através de esquemas de compressão de imagens e modulação, acabaram ainda por surgir as televisões digitais, as quais possuem muito melhor qualidade de imagem do que as que usam sistemas analógicos.          

           

Portugal

Em Portugal, as primeiras emissões televisivas iniciaram-se em 1957 com a RTP1, tendo os primeiros telejornais surgido dois anos mais tarde. A RTP2 foi o segundo canal a ser criado, isto já na década de setenta. A RTP, por constituir uma empresa estatal, manteve o monopólio da televisão até ao ano de 1992, altura em que surgiu o primeiro canal privado, a SIC, que foi seguido um ano depois, em 1993, pela TVI.

As primeiras emissões a cores foram apenas realizadas no ano de 1980.

 

 

 Raquel Costeira (:

 

 

 

 

 

 

publicado por ficcaovsrealidade às 20:40

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO